Páro aqui com meus botões e logo me vem a lembrança da estratégia que a igreja de Roma tem exercitado nestes últimos anos com o intuito de receber(o nunca teve) de volta supostos “fiéis” que a ela perteceram um dia.
Em uma nova reviravolta para reafirmar a validade de doutrinas e práticas dos momentos mais fechados do catolicismo romano, os católios agora reafirmam a posição que os pecados só podem ser perdoados pelos sacerdotes da própria Igreja Católica Romana.
A revista Acontecer Cristiano trás a reportagem completa da matéria que dá o título a este post. Voce pode ler aqui.
Segundo a revista, isto significa que quem quer alcançar a salvação deve confessar os pecados e receber o perdão dos sacerdotes católicos. Caso isto não ocorra o inferno será o destino final de todas as pessoas, inclusive os evangélicos.
A proclamação deste absurdo foi feita por Hérman Jiménez, um padre da ordem dominicana, que é confessor da Igreja Santa Maria Maior(em italiano Basilica di Santa Maria Maggiore), de Roma. Esta igreja pertence aos quatro templos papais encarregados do rito da confissão, po isso o religiosos afirma que somente a Igreja católica pode perdoar os pecados.
As declarações de Jiménez são revestidas de uma boçalidade a toda prova. Em certo trecho da reportagem, respondendo a pergunta do repórter José Antonio Varela Vidal, ele afirma que com Deus há uma comunicação direta por meio da oração e da meditação interior, porém, nunca, com respeito a remissão dos pecados. E completa: seguindo o mandamento do Senhor, somente os apóstolos e seus sacerdotes podem fazê-lo.
Jiménez vai mais além em sua estupidez arrogante quando diz que João 20.22,23 é a base encontrada para validar sua declaração. Sua explicação deste texto bíblico é que o sacerdote age em nome de Deus autorizado pela igreja, de quem recebu o sacerdócio. Desse modo, tem todo o respaldo, poder e autoridade para perdoar todos os pecados seguindo o modelo: "... em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"
No final da entrevista, Jiménez alega que não exercita esta prática por conta própria, mas apoiada por sua ordem e pelas autoridades da hierarquia vaticana.
Jimenéz está redondadamente e catolicamente equivocado. Suas declarações são apenas utopia, fantasias para inglês ver no carnaval religioso do Vaticano.
O que este religioso delirante deveria realmente fazer é aceitar o Senhor Jesus pela fé e se deixar discipular por um professor da escolabíblica dominical.
Ora, convenhamos, Jiménez esta raciocinando e vivendo na prática do Antigo testamento e de maneira errada. Em Hebreus 5.3, diz: E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados.O texto não afirma que o pecado, dele e do povo ,seria por ele perdoado. O que o texto anuncia é que o sacerdote trazia a oferta pela expiação do pecado. A oferta era destinada a Deus, a qual aplacaria a ira divina e apontava para o sacrifico unico e suficiente de Jesus Criosto na cruz do Calvário. Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. Hb 9:28
Assim sendo, o unico que pode perdoar pecado é Jesus e o Pai. Qualquer outra afirmação diferente disso é pura balela.
Outro furo de Jiménez é quando citaa Jo 20.22,23 como base de sua afirmação. Está equivocado de novo.
O que João está aqui dizendo é sobre a capacitação para o comissionado dado por Jesus ao assoprar-lhe sobre eles para receber o Espírito Santo. Seguindo a linha de raciocínio, valho-me da explicação de S. E. Macnair, autor da Bíblia Explicada, que diz: “...deu-lhes autoridade para perdoar e reter pecados. A autoridade aqui concedida, de perdoar pecado, não é absoluta, mas declarativa, como o sumo sacerdote no V.T. declarava alguém limpo da lepra. É Deus, que purifica da lepra e perdoa os pecados, mas em qualquer dos casos o fato podia ser declarado por seus representantes(Gray)”.
Isto remete para uma prática comum em nosso dia-a-dia, quando oramos por um enfermo repreendendo a doença e declarando a sua cura. Se curada a pessoa, foi efeito da ação poderosa de Deus que ouviu a oração da fé. Mas foi Deus quem a curou.
Com respeito a perdoar pecados para se obter a salvação, deixo apenas alguns versículos que por si só falam o que expressam.
Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? Mc 2.7
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 Jo 1,9
Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa. Mt 9.6
Por Raimundo Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário aqui