Este é o resultado da terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibopoe inteligência e enconmendada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), entidade criada em 2006 pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional de Editores e Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares.
A pesquisa traz como novidade a diminuição da leitura pelo brasileiro. Enquanto em 2007 55% dos brasileiros se diziam leitores, hoje esse porcentual caiu para 50%.
O estudo foi feito entre junho e julho de 2011, tendo a participação de 5012 pessoas de 315 municípios
Os principais motivos que os leitores apontam para não praticar a leitura são a falta de tempo (53%) e desinteresse (30%).
Leia mais sobre a pesquisa aqui.
Um dos dados que me chamou a atenção nesta pesquisa é que a Bíblia continua sendo um dos livros mais lidos. Isto se deve, acredito eu, aos leitores da Bíblia, a palavra de Deus.
Além dos motivos encontrados pela pesquisa para a falta de leitura(falta de tempo e desinteresse) eu acrescentaria um, de suma importancia: a propaganda oficial da ignorância pelos líderes que dirigem a nação.
Um dos mentores desta divisa chama-se Lula. Ele dirigiu o país por oito anos e, nesse perídodo, sempre que tinha oportunidade escrachava os que cresceram e alcançaram sucesso na vida através do estudo. Fez apologia a ignorância dando seu próprio exemplo de não sentir prazer pela leitura.
Dilma, a presidenta, é outro exemplo da ignorância oficial. Há um vídeo que circula na internet onde ela é entrevistada acerca de livros. A pergunta é feita para saber o último livro que ela leu. Ela responde que tinha acabado de ler um livro na noite anterior mas não lembrava o título. Pode?
São dois exemplos que mesmo que não sejam responsável diretos na falta de leitura pelos brasileiros, ajuda a influenciar no comportamento ignorante de quem os ouve acerca desse assunto.
Por Raimundo Ramos

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário aqui