Estava eu e minha esposa andando lá pelas bandas de Bonita Spring, uma cidade próxima à Fort Myers, distante talvez uns quinze minutos de carro. Trafegando por uma de suas estrada, a Bonita Beach Road, deparei com algo inusitado para mim, ou melhor, para ela. De subito, observou um texto escrito num alto outdoor, mas que não ficou claro à sua percepção. Como já haviamos passado do ponto resolvemos voltar para obervar melhor e se interar do texto naquela placa, pois foi a última palavra que despertou a curiosidade de minha esposa. Agora já perto do outdoor, posicionei o carro e de dentro tirei algumas fotos daquela propaganda. O resultado foi este ai abaixo.
É uma propaganda da Living Waters Community Church. Na tradução para o português fica assim: Igreja Comunidade Agua Viva.
O texto escrito na placa: “I hate Living Waters Community Church”. Satan. Numa tradução livre, assim fica em português: Eu odeio a Igreja Comunidade Agua Viva.(assinado) Satanás.
Em outras palavras, o que se pode depreender da propaganda é que Satanás odeia a(LWCC) igreja em razão do mérito, valor, vida e obra que a mesma esta fazendo para o reino de Deus. Penso que seja isso.
Mas, ao sair do local onde se encontra o outdoor, vi que a igreja situa-se do outro lado da rua, numa área muito bem localizada. Era um sábado de manhã e parece que não havia atividades naquele momento.
Depois disso, fui ao site da igreja e naveguei por suas páginas observando tudo atentamente. O credo, a missão, o trabalho evangelista para ganhar almas além de todo o aparato e estrutura que possui e algo que enche os olhos, humanamente falando. Acredito ser uma obra construida sob a égide do Espírito Santo de Deus.
Seu credo e eminentemente bíblico. A referência que a pagina do site aborda sobre organização, estrutura e o aparato para que a igreja desenvolva suas atividades é extraordinário que deixa qualquer pastor que dirige igreja com água na boca. O trabalho para recrutar almas para o reino de Deus é algo apaixonante. A igreja possui mais de cinquenta casais fazendo missões, espalhados nos mais diversos paises. Enfim, é uma igreja de Deus, assim creio.
No entanto, confesso que não consegui engoli o valor meritório que se dá, na propaganda, ao Diabo. E como se o “bicho das trevas” fosse um cabo eleitoral em época de eleição, fazendo campanha sim, mas para o candidato adversario.
Quis saber mais desta história para não ficar somente com os meus pensamentos.
Enviei um e-mail para o pastor da igreja falando sobre minha curiosidade e tambem da razão do texto exposto em via pública. Eles me responderam:
“The purpose of our current billboard was to catch peoples attention while speaking truth. God is definitely at work in our Church and we know that satan detests that. Most of staff are out of the box thinkers so we tend to come up with non-typical marketing concepts/ideas”.
A resposta é mais ou menos essa, numa tradução simples: “O propósito de nosso outdoor atual e chamar a atenção das pessoas para que a verdade fale. Deus definitivamente está no trabalho, em nossa Igreja e nós sabemos que Satanás detesta isso. A maioria das pessoas pensam diferente, assim nós decidimos propor um marketing fora dos conceitos e idéias de marketing típicos”.
Respeito a posição desses amados com respeito ao marketing usado, mas eu nao faria isso.
É bem verdade que o marketing que as igrejas usam nao fazem a igreja. A igreja é feitura de Deus, consolidada por Jesus na cruz e dirigida na terra pelo Espírito Santo. O que a LWCC conseguiu até aqui foi por obra e graça do Espírito de Deus, que aprovou todo o esforço desenvolvido para o crescimento da obra.
Usar um marketing diferente do usual para chamar a atenção das pessoas, para mim, e desprestigiar o noivo da igreja - Jesus . Será que existe um marketing tão eficaz a ponto de excluir o próprio dono da igreja? Será que a sabedoria e o poder de Jesus deixaram de ser operantes para promover a sua própria igreja? Que marketing é esse que não cita e nem faz menção do Salvador da igreja e tem como ator principal o inimigo de Deus e do seu rebanho?
Pode ser que meus pensamentos sejam retrógados mas acredito que, não só o marketing, mas qualquer coisa feita na igreja e com a igreja deve ser motivo de louvor e glória para o Senhor, em consonâncioa do que fala Paulo na sua carta à igreja que estava em Éfeso, bendizendo a Deus e a Jesus por toda sorte de beçãos recebidas. Vejamos como ele diz.
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos {lugares} celestiais em Cristo,”
Se todas as ações do Pai para a igreja o faz bendito, não deve ser diferente da igreja para o senhor, motivo de louvor da sua glória.
Vejamos os versos que seguem a este, falam do mesmo motivo:
“para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado”(Ef 1.3).
“com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo;”(Ef 1.6)
“o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão {de Deus,} para louvor da sua glória”(Ef 1.12).
Reparem que os três versículos repetem a mesma expressão indicando um só motivo(Ef 1.14).
Quando escrevia estas linhas, lembrei-me de quando era criança, criado em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Todas as manhãs ao acordar era evangelizado. Sim, todas as manhãs. Minha primeira ação antes de qualquer coisa era ir lá fora no quintal. Queria ter meus primeiros contatos com a bola, o patinete, os cães(as vezes eram quatro) e a paisagem que era muito bonita. A paisagem que me refiro era as montanhas que circundam a cidade. Quando digo que era evangelizado é que no topo das montanhas, os crentes da época limpavam o terreno e escreviam em letras grandes e garrafais, as frases: “SÓ JESUS CRISTO SALVA”, “CRISTO ESTÁ VOLTANDO”, “DEUS É AMOR”. Essas eram as que mais sobressaiam, mas existiam outras. Pela manha, religiosamente todos os dias, eu olhava e lia essas frases. Aquilo nunca saiu do meu coração. Ainda pequeno, mesmo sem pertencer a uma família evangélica, eu sabia que O Cristo salvava. Aqueles morros na sua imponência, foram usados pelos crentes da época para promover, não uma igreja, mas o Cristo do Evangelho salvador. Os crentes sabiam que a única verdade está em Jesus e para isso tinham que anunciá-lo e citá-lo.
Os tempos mudaram. Meus cabelos bem o podem dizer. Mas Cristo vive.
O que fazem hoje as igrejas para promover? E o que promovem? A igreja? O evangelho? O Cristo ressureto? O homem? Você?
Qual é o alvo do marketing da igreja hoje? O homem, sem dúvida. Vejam se estou enganado.
Uma enormidade de igrejas na América já usam a luta “vale tudo” para promover não sei o que?
A igreja Renascer do Brasil usa o mesmo método numa de sua promoções, que conta ainda com a marcha(ré), que dizem ser para Jesus.
A Universal apartir deste ano usou o dia “D” para aglutinar a crentaiada e depois dá trabalho para o departamento de limpesa urbana das cidades. De tudo o que mais foi promovido foi o lixo que restou da reuniao.
Como as heresias veem sempre daqui dessa banda, foi revelado ano passado uma igreja que promove a sensualidade , o nudismo e a sem-vergonhice. Todos os membros cultuam(cultuam?) a Deus no templo NÚS.
A igreja Bola de Neve do rio de Janeiro promoveu recentemente o batismo nas águas num parque aquático, fazendo derrapar os batizandos na água.
Outras, nas terras tupiniquins, a exemplo da igreja católica, aproveitam o mês de junho para promover as festas juninas evangélicas. Preparem as roupas caipira que junho ai está.
Outras ainda, com ministério “apóstólico profético”, tentam induzir e conduzir os incautos a uma revelação de histórias em quadrinhos. Onde o super-apóstolo depois dos “atos proféticos” determina o que Jesus não determinou.
Outras mais, insatisfeita com a teologia genuína e verdadeira, promove ou se promove através de heresias prósperas onde líderes se acham irretócaveis.
Que Deus se compadeça de nós. Para tanto finalizo com esta promoção divina.
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação".(1 Co 1.3)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário aqui