quinta-feira, abril 01, 2010

É mais fácil pegar um mentiroso do que um coxo

O hábito de brincar com essa data é universal e vem sendo difundido há séculos. A origem das brincadeiras com esse dia é desconhecida, mas existe uma versão de que começou no século 16, com a mudança para o calendário gregoriano, que trocou a comemoração do Ano Novo para 1º de janeiro (antes comemorado entre 25 de março e 1º de abril, o primeiro dia da primavera na Europa). Consta que a troca custou a ser assimilada e quem continuava comemorando na antiga data era chamado de "bobo de abril". Essas pessoas eram vítimas de "trotes" e para elas, em 1º de abril, se contavam as maiores mentiras.

Na Inglaterra, quem "cai em 1º de abril" é chamado de noodle (pateta). Na França, de poisson d'avril (peixe de abril); na Escócia, de april gowk (tolo de abril); nos Estados Unidos, de april fool (bobo de abril). Bem, o "Dia da Mentira" certamente é uma história que não começou na nossa cultura, mas nós herdamos...


A Internet tem propiciado que as brincadeiras com a data se perpetuem e existem sites só com o assunto. Com uma simples busca se encontra toda a sorte de cartões próprios para a ocasião.


O peixe de primeiro de abril!


                                             

Na França, quem 'cai' nas brincadeiras do primeiro de abril é chamado de "peixe de abril". As explicações para o apelido são muitas e uma delas é a respeito dos peixinhos que aparecem em grande quantidade nos meses de abril, quando é início da primavera na França. São tantos peixes que fica fácil pegá-los com anzol. Então, as pessoas que são 'fáceis de pegar' no dia primeiro ficaram famosas por serem os peixes de abril.

___________________________________________________


A mentira se tornou um hábito no ser humano. Pior que a mentira é o motivo que se tem para mentir.

O homem mente para tudo e em tudo. Não há sequer um momento só no dia em que a mentira não esteja presente. Seja na coisas mais simples ou  complexa.

A mentira é o caminho mais curto onde se pretende chegar em algum lugar sem nenhum esforço.

Há anos ouvir um bate boca entre funcionários, onde um deles encerrou a discussão proferindo a frase que é o título deste post.

A mentira tem origem no pecado. Ela é pecado.  Aliás, o primeiro pecado dos primeiros habitantes do planeta teve origem na primeira mentira.

O capiroto(sem o "C" maíusculo mesmo) usou a mentira para enganar a quem vivia em verdade absoluta.

A mentira sempre será um degrau falso. Todos os que nele pisam se encontram com a ilusão.

A mentira está presente em todas as atividades que o homem exerce. Serve para aumentar o ego.

Os servos de Deus são exortados a viver na verdade. A mentira não deve ter lugar em suas vidas.

O prícipio da mentira é, na realidade, esconder a verdade. A Bíblia relata história de vários personagens que conseguiram atingir o fracasso pelo fato de omitirem a verdade ao usarem a mentira para tal.

Jesus encerra qualquer discussao acerca desse assunto, quando disse:

"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira"(Jo 8.44).

A justificativa do homem em não querer aceitar as verdades de Deus reside no fato da sua incapacidade em ouvir esta mesma verdade. Precisam libertar-se do vírus da mentira e conhecer aquele que é a verdade e a vida - Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário aqui