Um artigo publicado em 2008 no blog do Pr. Gediel Mendes e depois republicado em vários sites e blogs, trouxe uma informação importante e que muito pouco foi comentada. É sobre uma fundo musical que os Gideões Missionários de Santa Catarina executa nos cultos, durante a pregação. Confesso que desconhecia o artigo e, ao lê-lo, fiquei surpreso e desapontado por saber, agora, a origem das músicas entoadas naquele trabalho evangelístico.
Para entender este post leia primeiro a matéria e depois tirerm suas próprias conclusões acerca desse assunto.
Nessa reflexão, deixo minha opinião e a conclusão que chego sobre tudo isso.
Há muito que o culto ao Senhor vem sendo feito de forma híbrida, ou seja, composto de elementos diferentes e estranhos na sua liturgia. A busca desenfreada de novidades e modismos para atrair a atenção do ouvinte é algo que que tomou conta do arraial evangélico. O que a Bíblia recomenda num serviço de culto a Deus já foi jogado no lixo há muito tempo. Paulo, na sua primeira carta aos Coríntios 14.26, ensina:
"Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação".
A parte final do versículo em negrito enfatiza a preocupação do apóstolo para que o culto a Deus seja feito para edificação. Assim sendo, entendemos que os elementos do culto ou que compõem o culto devem proceder ou ter relação com Aquele a quem se vai adorar. Isso é fácil de ser compreendido visto que numa celebração, elementos que não tenha origem em Deus não pode edificar ninguém, ainda que carregado de boa qualidade e intenção. Repare que Paulo cita apenas alguns instrumentos para serem introduzido no culto dando a entender poder acrescentar outros, desde que estes também tenham a mesma origem como aqueles.
Atentamos para cada palavra que Paulo deixou como principio à realização do culto ao Senhor e porquê estes devem edificar a igreja. Vejamos.
Salmos - O saltério é constituído de expressões de fé, oração de fé, oração de livramento, oração de fortalecimento, oração de confiança, adoração e louvor a Deus, profecia, detalhes e experiências messiânicas de Jesus, sofrimento e sacrifício do messias, a resujrreição do salvador, confissão de arrependimento do pecador, exaltação do salvador, busca pela palavra de Deus, temor, devoção, retidão, esperança e revelação. O que mais se precisa para edificar almas quando se recita os salmos?
Doutrina - É o principio fundamental da palavra de Deus. São as verdades básicas do Evangelho as quais todo filho de Deus tem por obrigação saber. É a explicação de uma verdade já conhecida. É algo inalienável e que não pode ser esquecido ou postergado. É o ensino genuíno da verdade de Deus. O que mais se precisa para edificar os filhos de Deus quando a sã doutrina é ensinada?
Revelação - Em outras palavras é uma informação especial de Deus a um homem para os homens. É um particular esclarecimento de uma vontade ou propósito de Deus aos seus filhos que ainda não era conhecido. também uma predição a se cumprir. O que mais precisa para edificar a alma do salvo quando ele recebe uma revelação da parte de Deus e não do homem?
Línguas e interpretação - São dons do Espírito de Deus. Completos quando usado em conjunto formando uma profecia. O que mais se quer para edificar os crentes quando estes dons são usados na igreja, para a igreja e com a igreja?
Pergunta final
Os instrumentos para o culto, ditados por Paulo, são bíblicos. Todos eles tem por guia e condutor o Espírito Santo de Deus, pois glorificar o Senhor é também uma das missões do Consolador amado: "Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar"(Jo16.14).
Será que o Espírito Santo, nos dias atuais, está impotente a ponto de ir buscar lá fora um instrumento para o culto a Deus, como a música que se entoa como fundo nas pregações no trablho dos Gideões Missionárioas da Última Hora, quando tanto o autor, sua vida e obra não tem origem em Deus?

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário aqui