A massificação para tornar algo conhecido vai além dos produtos e atingem o ser humano. Sim! É a este que mais interessa a reputação, o conceito, a celebridade, a glória.
Não foi assim com Jesus. O Senhor nunca procurou fama, pois sempre possuiu toda a glória.
Atentemos para o versículo abaixo:
.... .quem é, pois, este a
respeito do qual tenho ouvido tais coisas?
E se esforçava por vê-lo. (Lc 9.9)
A parte final do versículo em negrito aguça o entendimento no afã de saber por que razão Herodes queria ver Jesus. Esse desejo de Herodes é tão importante pois é visto com muita ênfase nos sinóticos. Os três evangelistas relatam de forma notória e precisa que o rei ouvia a fama de Jesus e por isso queria vê-lo.
Deixamos um pouco o desejo de Herodes e adentramos à fama de Jesus.
Que fama que o Senhor obtera a ponto de um monarca ímpio ser despertado por ela?
Não há nada escrito na Bíblia que respalde que o Mestre desejasse publicidade ou mesmo fama. Ainda que não a buscasse, acumulou fama a qual percorreu todo o mundo antigo da sua época.
Vejamos o que os evangelistas Mateus, Marcos e Lucas, narram sobre a fama de Jesus.
".....o que se dizia a seu respeito cada vez mais se divulgava, e grandes multidões afluíam para o ouvirem e serem curadas de suas enfermidades". (Lc 5.15)
Voltamos a Herodes. A resposta à pergunta feita anteriormente, agora, está fácil de responder . O motivo de Herodes desejar ver Jesus residia na fama do Mestre. Além do lado curioso da coisa, vê-se aqui, uma alma perdida desejosa por encontrar com seu criador. Os milagres, curas, sinais e maravilhas que Jesus fazia criaram uma expectativa no rei que, ao vê-lo, queria também presenciar um sinal. Durante todo o ministério de Jesus Herodes teve conhecimentos dos fatos acerca do Filho de Davi. Por não ser melhor informado, confundio-o com João Batista, a quem mandou cortar a cabeça no cárcere.
Herodes é uma representação das almas perdidas no mundo.
Neste ponto, entra o papel importante da igreja de Cristo na terra. Que papel é este? O de anunciar a real fama de Jesus.
Muitos Herodes partiram para a eternidade e outros vão partir sem salvação, por que a igreja está pecando em não anunciar a verdadeira fama do Filho de Deus. Igreja aqui não defino como uma denominação, mas individualmente: eu, nossos irmãos, você que lê esta linhas, o teu pastor e todos os que compõem a igreja de Cristo na Terra. A igreja invisível.
Herodes sentiu-se atraído pela fama de um Jesus que transformava vidas. Sentiu-se motivado pela fama de um Jesus, que embora não o conhecesse, identificava-se com o povo e trazia alegria por onde passava; Foi estimulado pela fama de um Jesus que trazia um ensino que libertava o homem da escravidão do jugo humano; Interessou-se pela fama de um Jesus corajoso, que não temia o homem, nem mesmo ele, Herodes, o qual chamou de raposa; Ficou encantado pela fama de um Jesus, que, a exemplo de João Batista, não se corrompeu, ainda que tivesse que perder a cabeça; Ficou extasiado pela fama de um Jesus que trazia o sobrenatural através de curas e milagres; Foi entusiasmado pela fama de um Jesus humilde e sensível às fraquezas dos que o rodeavam.
Herodes foi o unico governante ímpio do texto santo que transbordou de alegria ao estar com Jesus, pois há muito queria vê-lo.
Os que divulgaram a celeste fama de Jesus naquela época, e que através dela sensibilizaram Herodes, ficariam envergonhados se, hoje, retornassem e vissem em que pé está o legado que deixaram para a igreja deste tempo. Muitos do povo de Deus, principalmente "líderes" estão repassando a fama de Jesus, realmente, mas não a verdadeira.
Os Herodes do mundo não se sentem mais atraídos e desejosos de saber e conhecer quem é Jesus, para serem salvos, porque os responsáveis por divulgar a boa fama do nome e da pessoa do senhor, estão difamando o Senhor da vida.
Os Herodes de hoje conhecem Jesus pela fama de um trambiqueiro, porque profissionais espirituais trocam fichinha com os fiéis nos púlpitos. Pede-se tudo para barganhar com a fé dos incautos, sem nenhum escrúpulo.
Os Herodes de Hoje conhecem Jesus pela fama de um mercenário porque alguns "discípulos" cambalachoeiros perceberam a oportunidade de abrir um negócio chamado igreja para se dá bem financeiramente.
Os Herodes de Hoje conhecem a Jesus pela fama de um comerciante da fé, porque alguns "apóstolos" não dos pés sangrentos, mas dos que sangram o coração de Cristo, insistem em pregar um evangelho terreno cuja prosperidade é o unico fim.
Os Herodes de hoje conhecem a Jesus pela fama de um marqueteiro eficaz porque alguns dos seus "bispos" acreditam que para atrair o povo é necessário adotar métodos é costumes mundanos na igreja.
Os Herodes de hoje conhecem Jesus pela fama de um libertino porque alguns "servos", mesmo que de posse da Bíblia, apoiam de forma descarada o homosexualismo e o aborto.
Os Herodes de Hoje conhecem a Jesus pela fama de um corrupto porque alguns "pregadores" de multidões negociam com o governo, outro corrupto, os valores morais, éticos e cristãos.
Os Herodes de hoje conhecem Jesus pela fama de um folclórico ShowMan porque alguns dos que se dizem "levitas" encarnam o espírito dos cantores pop, onde danças com trejeitos sensuais são indispensáveis para o "espetáculo", menosprezando deste modo, a verdadeira adoração.
Os Herodes de Hoje conhecem Jesus pela fama de um gracioso, mas sem graça. Isto porque aqueles supostos "chamados" do Egito vieram mas não se desprenderam das panelas de carnes, alhos e pepinos. E sempre quando podem levantam um bezerrinho de estimação para suprir a carência idolátrica.
A igreja tem o dever de levar a fama do verdadeiro Jesus. O Jesus da cruz, da coroa de espinhos, dos açoites, dos cuspes no rosto, da humilhação, da rejeição e do sofrimento a que foi imposto, tudo para salvar vidas.
Proclamar Jesus, o unico salvador.
Qual é a fama de Jesus, que eu e você, estamos passando para os Herodes que querem vê-lo, se ainda o querem?
Nossa oração deve ser de arrependimento a Deus por esse pecados; também por tamanha fustração e desapontamento que causamos aos Herodes de hoje.
Precisamos como igreja, voltar a irradiar o brilho da glória de Jesus em nossos rostos para que os Herodes perdidos vejam e sintam novamente atraídos para ver quem é Jesus.

Percebo, ao olhar para a vida de Jesus, como nos distanciamos do equilíbrio divino que ele estabeleceu para nós.
ResponderExcluirAmado Aldenir, paz
ResponderExcluirBom tê-lo por aqui. Você está cheio de razão. Quisera todos os que se dizem discípulos de Cristo avaliarem, nos dias de hoje, suas posições diante do Senhor.
Volte sempre.
Um abração