domingo, janeiro 30, 2011

Canela, use e abuse dela.

Muito aromática e apreciada no mundo todo. Ela é rica em ferro, cálcio e componentes que atuam no organismo como antioxidantes. Por suas propriedades anti-iflamatórias, a canela faz bem ao coração. Além disso, o consumo regular dessa casca retirada de uma árvore ajuda a reduzir a pressão sanguínea e a diminuir os níveis de glicose no sangue. 

Canela, além de especiaria, faz bem para a saúde
Os benefício  da canela e de outros alimentos podem ser visto no livro 101 Alimentos para uma vida plena (Ed. Larousse). Segundo o livro, os chineses acreditam que consumir canela rejuvenesce e os indianos mascam um pauzinho de canela para regular o ciclo menstrual e reduzir as dores do parto. 

Na obra, o autor David Grotto dá algumas dicas de como usar esse tempero que confere um cheirinho delicioso aos mais diversos preparos. 

Confira 

-Misture a canela com o café e beba quente (a canela pode ser ralada em um moedor de café ou em um ralador de queijo) 

- Use a canela em sobremesas como pudim, arroz doce, tortas e bolos 

- Essa especiaria também serve para temperar carnes. A canela com cominho, açafrão-da-índia e gengibre é uma combinação para pratos com carnes e aves no Oriente Médio e no norte da África 

- Passe manteiga em uma fatia de pão integral e regue-a com um pouco de açúcar e canela. Fica uma delícia! 

Informações do Bonde

Libertinagem da Globo, esse o real nome do BBB

Luiz Fernando Veríssimo sobre o "BBB"

Mentes que não pensam


Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...A décima terceira (está indo longe!) edição
do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil, encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 10 é a pura e suprema
banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 10 é a realidade em busca do IBOPE..

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 10. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os “animais” do “zoológico”: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a “não sou piranha mas não sou santa”, o modelo Mr. Maringá, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!).

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível.
Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.
Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?

São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..

Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.

Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis, são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína, Zilda Arns).

Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.


E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil
reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar.... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... ,telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.

Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.

Imagem Bereianos

Da série: Os políticos que elegeram o Brasil ..... - Parte 1

....para enganar  povo.

Fazendo pouco(ou muito) caso com o seu dinheiro!

Sorriso nos lábios, maroto no caráter 


Gim Argello (DF), o líder do PTB no Senado, reuniu aliados políticos, servidores públicos e amigos para uma churrascada.
Deu-se em outubro de 2009, na ‘Espeto de Ouro’, uma elegante casa de carnes de Brasília. Terminado o repasto, a conta de picanhas e bebidas somou R$ 7.360.
No mês seguinte, dezembro de 2009, Gim empurrou o espeto para dentro da bolsa da Viúva, veneranda e desprotegida senhora.
O senador converteu a comilança em despesa de representação. Lançou mão da chamada “verba indenizatória” do Senado.
É nessa rubrica que os congressistas penduram as despesas decorrentes do exercício de seus mandatos.
Cobre gastos com hospedagens, locação de veículos e aeronaves, combustíveis, segurança privada, consultorias e divulgação.
O custeio de churrascadas não encontra amparo legal. Procurado pela revista Época, na semana passada, Gim saiu-se com a esfarrapada desculpa: Não sabia.
Mandou dizer: “Desconhecia o pagamento dos gastos deste evento e já devolveu o dinheiro aos cofres do Senado”.
O senador levou a mão ao bolso com um ano e três meses de atraso. Mexeu-se depois que o repasto coletivo virou notícia.
Não fosse por isso, Gim teria exercido o mais saboroso dos privilégios: o direito de torrar o dinheiro alheio.

segunda-feira, janeiro 24, 2011

NÃO DEIXOU SAUDADES, MAS .....PREJUÍZO.


Por Osias Wurman, via Pletz
Duas iniciativas presidenciais marcaram a despedida de Lula: o caso do terrorista Battisti e a cessão de terreno federal para Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina-AP.
O primeiro gerou terrível mal estar com um país tradicionalmente amigo do Brasil como a Itália. O segundo insere-se nas iniciativas unilaterais, que de nada acrescentam aos objetivos pretendidos.
Uma imagem que não honra o brasão da República(no alto da parede)

Pergunta-se:
1 – Onde fica o país Palestina, e sua capital, para justificar uma embaixada no Brasil?
2 – Quem representa o povo palestino, atualmente dividido entre Gaza e Cisjordânia?
Os 1,5 milhão de residentes em Gaza seguem os ditames do Hamas e de seu primeiro-ministro Ismail Hanyeh.
Os 2,5 milhões de residentes na Cisjordânia seguem os ditames do Fatah e de seu presidente Mahmoud Abbas.
Vale lembrar que Hamas e Fatah são inimigos mortais!
Doar área no Setor das Embaixadas na capital federal do Brasil, para a construção de uma embaixada de país inexistente, é ato inconsistente que somente trará o afastamento do Brasil da mesa das negociações de paz para a região.
Em matéria de Oriente Médio, Lula fez uma despedida virtual com esta iniciativa unilateral e inócua.
Comentario do BlogIsto é o resultado nú e cru das ações inescrupulosas de uma pessoa iletrada, ignorante e bossal que, infelizmente, numa época de bolsas, mentiras, enganos, falsas inaugurações, doutrinamento comunista, roubo, luxúria, amizade com ditadores, gastos imensuráveis e desnecessários, farras no cartão copoorativo, tirania, endeusamento de bandidos e vagabundagem pública, foi presidente do Brasil, para infelicidade do brasileiros sérios, patriotas e que amam o solo verde e amarelo. 

COMPETIÇÃO? NECESSIDADE? FRAQUEZA?


Por que os casais brigam?
BBC Brasil, via Blog do Noblat

Uma pesquisa feita na Grã-Bretanha com 3 mil pessoas indicou que os casais brigam em média 312 vezes por ano - principalmente às quintas-feiras por volta das 20h, por dez minutos.
O levantamento, encomendado por um varejista online de artigos e peças para banheiros, sugeriu que a esmagadora maioria das brigas se origina de motivos banais, como deixar pelos na pia, entupir o ralo do chuveiro com cabelo e "surfar" entre canais de TV.
"Todos os casais brigam, mas ver o quanto eles discutem por causa de coisas simples, como as tarefas domésticas, nos faz abrir os olhos", disse o porta-voz sobre a pesquisa, Nick Elson.
"Parece muito tempo perdido em bate-bocas, independentemente de quão irritante sejam os hábitos."
As razões dadas por homens e mulheres refletem algumas já conhecidas e proclamadas diferenças no comportamento dos sexos.
Enquanto elas reclamam que os parceiros não trocam o papel higiênico quando este termina nem abaixam a tampa do aparelho sanitário, eles ficam nervosos quando as parceiras demoram para ficar prontas e reclamam sobre as tarefas domésticas.
Deixar as luzes acesas, acumular entulhos e não recolher as xícaras espalhadas pela casa após o chá ou café também são razões citadas por ambos os sexos para as brigas.
Oito de cada dez entre os três mil adultos britânicos pesquisados disseram ser obrigados a limpar, constantemente, a sujeira do outro.
E se as mulheres ficam mais frustradas com os hábitos dos parceiros, a pesquisa indicou que são eles que mais vêem nas razões banais motivos para uma separação.
Um quinto dos homens entrevistados disseram considerar essa opção em consequência das dificuldades de convivência.
A seguir, os hábitos que mais irritam as mulheres:
1. Deixar pelos na pia 
2. Deixar a privada suja 
3. 'Surfar' entre canais de TV 
4. Não trocar o rolo de papel higiênico 
5. Não abaixar a tampa da privada 
6. Deixar as luzes acesas 
7. Xícaras sujas pela casa 
8. Toalhas molhadas no chão / na cama 
9. Acumular pertences 
10. Não dar descarga


E os hábitos que mais irritam os homens:
1. Demorar para ficar pronta 
2. Reclamar que ele não faz nada 
3. Deixar as luzes acesas 
4. Entupir o ralo do chuveiro com cabelo 
5. Acumular pertences 
6. Encher a lata de lixo além da capacidade 
7. Deixar lenços de papel pela casa 
8. Xícaras sujas pela casa 
9. 'Surfar' entre canais de TV 
10. Assistir a novelas

sexta-feira, janeiro 21, 2011

COBERTURA ESPIRITUAL. ADÃO E EVA TINHAM UMA?

Cobertura espiritual. Qual é a sua?
É impressionante como a igreja se deixa levar por certos modismos. Nunca, em tempo algum, houve tanta produção de estupidez pelos que se dizem crentes em Jesus Cristo, como agora. Isso é explicado em razão da falta de observação criteriosa, à luz do Espírito de Deus, do texto santo: a Bíblia.

Se os chamados fossem mais diligente com respeito ao que diz a genuína palavra de Deus não absorviam qualquer coisa dada como bíblica.

Precisamos urgentemente ter e usar da mesma atitude quer os bereanos tiveram em Atos 17.11: "Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim".

Quando isso não acontece o que se vê é a proliferação de besteiras no seio do povo de Deus oriunda de algum movimento em voga. Popularizadas, ela tende a alastrar nas igrejas e o que é pior, absorvida por líderes ávidos por resultados e popularidade.

Dentre tantas, uma das grandes besteiras que se tem propagado já há algum tempo é a tal da "cobertura espiritual". O que vem a ser isso?

Pesquizando os diversos movimentos e igrejas que adotaram tal modismo, chequei a essa conclusão abaixo, segundo os que aceitam a "cobertura espiritual", basicamente caracterizada assim:

"Ter cobertura é ter Proteção Espiritual. É ser pastoreado, é estar perto daquele que lhe cobre, é tomar a iniciativa de comunicar tudo: tudo sobre você e sua família, tudo sobre o seu ministério, tudo sobre as suas relações de trabalho, tudo sobre situações íntimas ou pecados ocultos. Andar sob cobertura é fazer confissão e andar em transparência; aquele que cobre não deve ter a atitude de domínio, contudo, quem é coberto, deve aceitar ser corrigido. Cobertura é paternidade, todos nós precisamos ter pais espirituais. Buscar cobertura significa decidir estar debaixo de pastoreamento, vale dizer, debaixo de autoridade...todos nós temos alguém debaixo da nossa autoridade, somos discipuladores. Se alguém não está sob autoridade não tem as condições necessárias para exercer essa mesma autoridade".

Vemos, nessa definição, a substituição do divino pelo humano. A divinização do mortal e a humanização do divino. Alçando o homem a uma posição que não lhe pertence e que nada fez para tê-la e, ao mesmo tempo, reduzir a divindade a um patamar secundário, desprezível e sem importancia. Em outras palavras, "cobertura espiritual" não é nada mais que o homem assumir o lugar que só pertence  a Deus.

Alguém, muito conhecido e famoso, há muito tempo atrás tentou fazer isso - tomar o lugar de Deus, e se deu mal. Foi alijado da sua beleza e formosura e o que restou vai servir de recheio no lago de enxofre e fogo. Cuidado!

Poderiamos abordar  vários textos bíblicos para desfazer essa infame besteira. No entanto, vamos nos ater apenas a uma passagem das escrituras de onde tudo aconteceu, inclusive essa tal "cobertura espiritual".

Em Gênesis, 3.7,21, está escrito: "Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais....Fez o SENHOR Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu". 


Caídos, Adão e Eva tentaram cobrir-se com folhas de figueira no intuito de esconder seu pecado(Gn 3.7). Essa atitude primária do primeiro casal leva-nos a entender a ignomínia que estavam passando. Seus olhos, até então fechados para o pecado, abriram-se  trazendo lhes à consciência o erro praticado. Este foi o maior fracasso que o homem já conheceu. Seu maior êxito é a reconciliação com Deus, por meio da fé, aceitando Jesus como Salvador e Senhor


Antes de continuar, há de se fazer uma pergunta: Adão e Eva tinham ou não cobertura espiritual? Claro que sim! A legítima cobertura espiritual de ambos era o próprio Deus. Por conseguinte, em nossos dias, é também a nossa visto que não há razão para que intermediários humanos o sejam.

Para uma melhor compreensão do que estamos falando é necessário entender alguns pontos do texto que pegamos para análise. Vejamos:

No plano físico

O homem tentou usar sua própria cobertura, feitas de folhas, para cobrir-se. Observemos o resultado dessa confecção e no efeito que ela traria para o corpo.

As folhas da figueira não eram resistentes, mas fragéis. Logo, muito cedo deveriam ser trocadas; Sob o sol desbotariam com facilidade, tornando-se seca; possuíam pouca durabilidade(sem ceiva); Não cobria todo o corpo, mas uma parte dele(as íntimas); eram estreitas e pequenas; não eram sob medidas, mas adequada; e, incomodas, inadequadas e feias para o uso. Em suma, cobria mas não protegia o corpo. Não era a cobertura física que o corpo humano precisava.

Foi assim que o primeiro homem encontrou meio para cobrir sua nudez, agora vergonhosa.

Atentemos agora para a provisão de Deus quando preparou uma cobertura ideal para o casal, veja:

Por já possuir os moldes de seus corpos, o Senhor preparou vestes justa para Adão e Eva(alguém duvida?). Eram túnicas e não aventais(ou cintas); Duráveis e resistentes pois eram feitas de pele(couro) de animais; feitas sob medida; servia tanto para cobrir como para proteger o corpo das intempéries; seguras e firmes; mostravam sobriedade e aceitável beleza.

Vimos que no plano físico a provisão de Deus para cobrir o corpo humano foi melhor em todos os aspectos, ainda que o homem tivesse feito uma gambiarra para tal.

No plano espiritual 

Ao discordar dos que insistem em afirmar que um homem pode ser cobertura espiritual de outro na esfera terrena, estou baseado no que afirma, logo cedo, a palavra de Deus.

O verbo hebraico lãbash, que se encontra em Gn 3.21(...Fez o SENHOR Deus vestimenta de peles....) traduz o significado de "vestir, trajar, revestir". Isto posto, entendemos que:
  1. Deus não aceitou a cobertura(vestes) feitas por de Adão. Mesmo vestido com folhas de figueira, para Deus permaneciam nus(em pecado).
  2. A conversa inicial do casal com o criador se deu com eles escondidos por entre as árvores do Jardim. A distancia não era só física, mas espiritual também. Separados estavam da presença do Senhor.
  3. No capítulo 3, no verso 19, o diálogo é interrompido. O intervalo na conversa foi feito por Deus, propositadamente,  para vestir Adão e Eva(...e os vestiu). O próprio Deus o cobriu
  4. Já cobertos(vestidos), a conversa recomeça no verso 22 indo até o 24. A palavra que procede de Deus agora é de juízo.
  5. As vestes(peles) que pôs Deus em Adão e Eva foi produto do sacrifício de um animal inocente, causando-lhe dor e derramamento de sangue. Isto aponta para o  sacrifício unico de Jesus na cruz pelos pecadores separados de Deus. 
  6. O termo hebraico caphar significa propiciação ou reconciliação. Assim como foi necesário um animal inocente morrer e dele extrair o couro  para as vestes de Adão e Eva chegarem à presença do criador; assim também foi preciso Jesus morrer em sacrifício por toda a humanidade demonstrando com isso ser o único, suficiente e capaz de reconciliar o homem com Deus.
Concluímos que Adão queria constituir para si uma cobertura própria, porém, rejeitada por Deus. Assim também os homens de hoje, são constituídos e constituem "cobertura espiritual" de outros, mas nada são que folhas de figueiras.

Portanto, posso entender que Jesus foi o único homem capacitado por Deus sendo Ele a única cobertura espiritual que o homem necessita, além de Salvador e Senhor.

Haverá algum obreiro do Senhor com tamanha vocação ou semelhante a Jesus Cristo para ser cobertura espiritual de outro homem aqui na terra?

Antes que esqueça, me referi a esse modismo "cobertura espiritual" como besteira. E realmente é.

Buscando o significado exato da palavra besteira descobre-se que era uma abertura na galerias das fortificações antigas por onde se arremessavam setas com as bestas(armas)
A ignorância na palavra de Deus leva a igreja abrir brechas  para a entrada de  toda sorte de modismo, novidade, heresia e coisas assim. Vigiemos!